Componentes da Despesa

O cálculo do PIB pela óptica da despesa será certamente o mais popular no jornalismo e na análise económica. Já conheces a generalidade das componentes da Despesa:
  • Consumo Privado (C): dos particulares
    Consumo Privado = Despesa de consumo final das famílias residentes + Despesa de consumo final das ISFLSF

  • Consumo Público (G): do Estado
    Consumo Público = Despesa de consumo final das administrações públicas
  • Despesa de Consumo Final: DCF = C + G
    A despesa de consumo final consiste na despesa efectuada pelas unidades institucionais residentes com os bens ou serviços utilizados para a satisfação directa de necessidades ou carências individuais, ou das necessidades colectivas de membros da colectividade. A despesa de consumo final pode ser efectuada no território nacional ou no estrangeiro (INE, Metainformação)
  • Investimento Bruto/Formação Bruta de Capital (I): I = FBCF + VE
  • Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF): Valor que integra os bens duradouros novos de montante superior a 500 Euros destinados a fins não militares e produzidos/adquiridos pelas unidades produtoras residentes, para utilização por um período superior a um ano no seu processo produtivo (incluindo os que são adquiridos por recurso a contratos de leasing financeiro), e os serviços incorporados nos bens de capital fixo.
    http://smi.ine.pt/Conceito/Detalhes?id=6779&lang=PT
  • Variação de Existências (VE): A variação de existências é medida pelo valor da diferença entre, por um lado, as entradas de existências, e, por outro lado, as saídas e as perdas correntes de bens constantes das existências (INE, Metainformação)
  • Exportações, (X): As exportações de bens e serviços consistem nas transacções de bens e serviços (vendas, trocas directas, ofertas ou doações) de residentes para não residentes (INE, Metainformação)
  • Importações, (M): As importações de bens e serviços consistem nas transações de bens e serviços (aquisições, trocas diretas, ofertas ou doações) de não residentes para residentes (INE, Metainformação)
  • Despesa:
    Despesa Interna = PIBpm
    isto é, PIBpm = C + G + I + X – M
    ou Despesa Interna = Procura global – Importações
  • Despesa Nacional = PNBpm
    isto é, Despesa Nacional = PNBpm = PIBpm + Saldo dos rendimentos do trabalho, da propriedade e da empresa com o Resto do Mundo (SRRM)
    ou Despesa Nacional = Despesa Interna + SRRM
  • Procura:
    Procura Interna: Soma da Despesa de Consumo Final e de Formação Bruta de Capital efetuada por residentes (INE, Metainformação),
    isto é, Procura Interna = Consumo Privado + Consumo Público + Investimento
    ou Procura Interna = C + G + I
    Investimento = Formação Bruta de Capital Fixo + Variação de Existências (Formulário)
    Procura Global: Procura Global = Procura Interna + Procura Externa
    Procura Externa = Exportações de bens e de serviços (Formulário)


AQUISIÇÕES LÍQUIDAS DE OBJETOS DE VALOR
Definição: Os objetos de valor são bens não financeiros que não são principalmente utilizados na produção ou consumo, que não se deterioram (fisicamente) com o tempo, em condições normais, e que são sobretudo adquiridos e conservados como reservas de valor.
NOTAS: Os objetos de valor compreendem os seguintes tipos de bens: a) pedras e metais preciosos, como diamantes, ouro não monetário, platina, prata, etc.; b) antiguidades e outros objetos de valor, como pinturas, esculturas, etc.; c) outros objetos de valor, como joalharia trabalhada com pedras e metais preciosos, bem como objetos de coleção. Ver também § 3.116 e 3.117 do SEC/95.
http://metaweb.ine.pt/sim/CONCEITOS/Detalhe.aspx?cnc_cod=2674&cnc_ini=24-05-1994


I
Partindo do Quadro A.1.2.5.1 - PIB a preços de mercado na ótica da despesa (preços correntes; anual), ou no GDRIVE representa graficamente as expressões abaixo, com os valores de 1995 a 2022:

1. Despesa de consumo final = Despesa de consumo final das famílias residentes + Despesa de consumo final das ISFLSF + Despesa de consumo final das administrações públicas
Isto é, DCF = C + G

2. Formação bruta de capital = Formação bruta de capital fixo + Variação de existências + Aquisições líquidas de cessões de objectos de valor
isto é, I = FBCF + VE + AQLIQCOV (*)
(*) O valor das Aquisições líquidas de cessões de objectos de valor é frequentemente omitido porque tem geralmente pouca importância nas economias.

3. Procura interna = Despesa de consumo final + Formação bruta de capital
isto é, Procura interna = C + G + I

4. Procura externa líquida = Exportações de bens (FOB) e serviços - Importações de bens (FOB) e serviços
isto é, Procura externa líquida = X – M

5. Procura Global = Procura Interna + Procura Externa
isto é, Procura Global = C + I + G + X

NOTE QUE: C = Consumo Privado = Despesa de consumo final das famílias residentes + Despesa de consumo final das ISFLS

6. PIB a preços de mercado = Procura interna + Procura externa líquida
ou PIBpm = C + G + I + X – M
II
Constrói um gráfico que ilustre a evolução das componentes do PIBpm, em valores percentuais. Comenta-o.


III
Observando os Indicadores macroeconómicos da despesa (Base 2016), na folha III_01_02, do Anuário Estatístico de Portugal - 2021 (INE), verifica a relação entre estes indicadores e os pesos das componentes da despesa que calculaste acima.


Sugestões *** PREVIEW 1995/2021 *** 1995/2022 – help

Sem comentários: