INSIDE JOB - A Verdade da Crise


Resumo do documentário
'Inside Job' é o primeiro documentário a fornecer uma abrangente
análise da crise financeira global de 2008, que custou mais de 20 biliões de dólares US, obrigou milhões de pessoas a perderem os seus empregos e casas na pior recessão desde a Grande Depressão (1929), e quase resultou no colapso do sistema financeiro global.
Através de uma pesquisa exaustiva e extensas entrevistas com os principais intervenientes financeiros, políticos, jornalistas e académicos, o filme traça o surgimento de uma indústria irresponsável que tem corrompido a política, a regulamentação e a academia. As cenas foram gravadas nos Estados Unidos, Islândia, Inglaterra, França, Singapura e China.
Fonte: IMDB
Ver Filme

Objectivos
- Perspectivar a influência dos sistemas monetários e financeiros na sociedade.

Conceitos chave
Subprime – Devido ao excedente de moeda nos Estados Unidos, as instituições bancárias começaram a conceder empréstimos de alto risco, que não cobrem o prémio normal, aos chamados clientes NINJA (sem rendimentos, sem emprego e sem património), ficando como única garantia a hipoteca dos imóveis.

Derivados – Os títulos referentes às dívidas sem valor dos clientes NINJA foram reciclados no mercado financeiro pela criação de fundos de investimento com nomes pomposos, ex.: Fundo Estratégico de Investimento Estruturado Gold of America. As empresas de rating foram coniventes porque atribuíram a estes títulos as melhores classificações (AAA).

Lixo Tóxico – Quando descobriram o real valor dos derivados, todos se queriam desfazer do mesmo… eis a crise no seu esplendor.

Recursos

Questões
1 – Esta crise poderia ter sido evitada? Discuta, baseando-se no documentário.
NOTA: Se não assistiu ao documentário, responda a esta questão no final, baseando-se em tudo o que leu.

2 – A opção entre a regulamentação do mercado dos derivados ou não é uma escolha técnica ou política. Justifique.

3 – Discuta a legitimidade de um modelo económico que atribui os lucros aos privados, enquanto os custos são suportados pelos contribuintes.

4 - Partindo da imagem da BBC, explique como a crise aconteceu.

5 - Que ilações retira do primeiro recurso? (Vídeo "Entenda DE VERDADE a crise financeira!")

6 - Que conclui do modo como os mercados reagem e os políticos e economistas se referem a esta entidade?

7 - Comente o vídeo "A austeridade é uma ideia perigosa".
NOTA: Verifique que a austeridade anunciada para todos no Orçamento de 2011, acabou por contemplar um amplo conjunto de excepções aprovadas no final da sua discussão. Esta lista foi construída em 2011, com o Governo de Sócrates. Será que nada se evoluiu, de Sócrates para Passos?

8 - Refira outros aspectos interessantes da crise financeira que não tenham sido abordados nas questões acima.

Adenda

Novo filme sobe o mesmo tema: Demasiado grande para falhar

Sem comentários: