Circuitos de distribuição

Pontos a referir obrigatoriamente nesta tarefa:

  • O que é a distribuição?
  • O que é um circuito de distribuição?
  • Tipologia dos circuitos de distribuição (ultra-curto, curto e longo)
  • Algumas formas de distribuição / Métodos de vendas (venda directa, cibervenda, venda automática, venda por catálogo,..)
  • Tipos de distribuidores (grossistas, retalhistas,..)
  • Tipos de comércio: independente, associado e integrado (sucursais, franchising, grandes superfícies e grandes superfícies especializadas)


Quando se fala em Distribuição, a primeira tendência é pensar em distribuição física, isto é, transporte de mercadorias.

Quando falamos em Distribuição, podemos estar a referir-nos:
  • à distribuição física de produtos (um entre vários intervenientes num circuito de
    distribuição);
  • um sector de actividade (tradicionalmente designado por comércio);
  • uma componente da política de marketing de uma empresa produtora (que, a par de
    decisões como o tipo de produto, preço e comunicação, tem também que ponderar que
    circuitos de distribuição vai utilizar para chegar aos consumidores finais);
  • a estratégia de negócio do distribuidor
    Fonte: Vendas e Distribuição *** BACKUP


1. Utiliza o documento acima (só as pp. 13-28) e faz um PowerPoint sobre a Distribuição (mínimo de 15 slides).

2. Produz um segundo PowerPoint desenvolvendo As Características de um Bom Vendedor (mínimo de 5 slides, pp. 47-49).

3. Publica os links dos PowerPoints no teu blogue.

NOTAS:
1 - As apresentações devem ser escritas e arquivadas no Google Drive, sendo fácil fazer o link para o blogue com a função Partilhar.
2 - Também é possível fazer os PowerPoints no programa que já conheces, e importá-los posteriormente para o Google Drive, de modo que fiquem acessíveis na Internet.
3 - Como és estudante de Marketing, podes enriquecer as apresentações com outros tópicos relacionados, devendo indicar a Bibliografia/Webgrafia no final das mesmas.
4 - Outros recursos que valorizam a apresentação encontram-se no post Comércio – noção e tipos.

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