Preços correntes versus preços constantes

Diz-se que o PIB está calculado a preços correntes, quando a produção de cada ano está avaliada aos preços desse mesmo ano, por exemplo, a produção de 2009 a preços de 2009, a produção de 2010 a preços de 2010, etc.

Calcular a taxa de variação a partir da série do PIB nominal não tem interesse, porque nunca saberemos em que medida a variação se deve a um aumento real do PIB (crescimento em volume, isto é da quantidade de bens efectivamente ao nosso dispor) ou a um simples crescimento dos preços.

Diz-se que o PIB está calculado a preços constantes, quando a produção de cada ano é avaliada aos preços de um determinado ano, seleccionado como ano base.


2011 = 100 significa que o ano base é 2011, porque no ano base o Índice de Preços é igual a 100. Dividindo a série a preços correntes pela série a preços constantes obtêm-se a o Índice de Preços implícitos no PIB. Os índices de preços multiplicam-se por 100 para facilitar a sua interpretação. Ignorando esta multiplicação obtemos o deflator do PIB.




Calculando a taxa de variação do Índice de Preços implícitos no PIB obtém-se a tcp, taxa de crescimento dos preços implícita no PIB. Os seus valores não são iguais à taxa de inflação porque esta é calculada a partir de um cabaz de bens que reflecte as preferências do “consumidor médio”, enquanto no caso da tcp o nosso cabaz foi a produção.

Calcula-se a taxa de variação do PIB real – a partir da série do PIB a preços constantes – obtendo a tcv ou taxa de crescimento da economia.

1. Obtenha no PORDATA valores para as séries do PIB a preços correntes e a preços constantes.
NOTA 1: Se preferir, para ser mais rápido utilize o ficheiro de ajuda.
NOTA 2: Para mostrar que fez as questões 1. a 4. bastará carregar o ficheiro para o Google Drive e partilhá-lo no blogue.

2. Calcule o Índice de Preços implícitos no PIB, para o período em que dispõe de dados.

3. Calcule a tcp, para o período em que dispõe de dados.

4. Calcule a tcv (taxa de crescimento da economia), para o período em que dispõe de dados.

5. Explique como obteria o deflator do PIB partindo do índice de preços implícito no PIB.

6. Interprete para o seu ano da série:
- o valor do índice de preços;
- o valor da tcp;
- o valor da tcv.

7. Represente graficamente o PIB a preços correntes e a preços constantes, para o período em que dispõe de dados. Preview 1960-2014

8. Represente graficamente a tcp e a tcv, para o período em que dispõe de dados. Preview 1960-2014

Sem comentários: