É um Orçamento de malabaristas da economia

Algumas pessoas limitam-se a votar de quatro em quatro anos. Neste post tu vais demonstrar que és um cidadão de primeira utilizando os teus conhecimentos de Economia (Módulo 5 - Intervenção do Estado) e da Internet para participares na discussão do Orçamento de Estado, que hoje deverá encontrar-se na capa de todos os jornais.

Como exemplo, O teu professor já deixou no EXPRESSO o seguinte comentário:

  • É um Orçamento de políticos irresponsáveis que desde Outubro a Dezembro deixaram passar o tempo sem o apresentar.
    É um Orçamento de malabaristas da economia que apresentam indicadores mais gravosos propositadamente para justificar as restrições orçamentais. Na fase de campanha eleitoral o défice era menor ;)
    Os cálculos foram efectuados pelo "independente" Governador do BdP, responsável pela gestão da crise financeira em Portugal, que descobre da noite para o dia o dinheiro que for necessário para salvar a gestão bancária mais irresponsável; Quanto aos salários recomenda sempre a moderação ou redução, mas não tem vergonha de se aumentar a si mesmo, ganhando mais que o seu homólogo americano.
    É um Orçamento que volta a tramar as vítimas que estão mais à mão: os funcionários públicos e por tabela todos os que beneficiam de salários ou pensões.... Perdão, todos não! Os "pensionistas" que recebem reformas de luxo ao fim de 8 (oito) anos de "trabalho" na Assembleia da República continuam intocáveis.... A Justiça que não funciona está a reduzir a transparência do sistema económico, desviando os empresários honestos para outras economias, porque nós já só somos europeus na Geografia.
    De um primeiro-ministro com o curriculum que este tem, cozinhado em conjunto com uma líder da oposição que se vai embora, mas mesmo assim se considera moralmente legitimada para definir o futuro dos outros, será que se podia esperar outra coisa?
    Link para o comentário no EXPRESSO


Expressa a tua opinião sobre o Orçamento de Estado em comentário a um artigo de um jornal online.
Copia o teu comentário para o blogue e deixa um link para o podermos observar facilmente no jornal.

Pista: É fácil decretar a escolaridade obrigatória até aos 18 anos, mas para alcançar uma Taxa Real de Escolarização de 100% seria necessário:
(1) um maior investimento em equipamentos
(2) uma organização das actividades escolares centrada nos interesses dos estudantes
(3) a Escola não pode continuar a funcionar anárquicamente
(4) etc.




Notas:
1. Antes de escreveres o teu comentário terás que te registar no jornal que escolheres.
2. Alguns jornais onde podes realizar a tua tarefa são:
EXPRESSO
PÚBLICO
JORNAL DE NEGÓCIOS
DIÁRIO ECONÓMICO

Sem comentários: