Temas para o trabalho do Módulo 8

Tema 1 - A População A esperança de vida, taxa de fecundidade, estrutura etária, crescimento, saldo migratório, taxa de actividade, outros

Tema 2 - Produção e competitividade O PIB per capita, crescimento do PIB, estrutura produtiva, estrutura população activa, despesa em I&D, produtividade, custos do trabalho, ranking competitividade, outros * Ajuda

Tema 3 - Relações com o exterior Grau de abertura, balança comercial, distribuição geográfica das exportações e importações,turismo, exportações de produtos tecnológicos, outros (NOTA: Perspective as relações de Portugal com os seus principais parceiros comerciais, designadamente com a União Europeia) * Ajuda

Tema 4 - Recursos Humanos Escolaridade, abandono escolar, desemprego, desemprego jovem, despesas com educação, diplomados em ciências e tecnologia, outros

Tema 5 - Nível de vida PIB per capita, poder de compra das famílias, estrutura consumo, salário mínimo, salário anual bruto, índices de pobreza, médicos e professores/habitante, internet/hab, automóvel/hab., outros

Para concluir o módulo 8 deverás fazer um trabalho individual sobre um dos temas acima, analisando a economia portuguesa no contexto da União Europeia.
Como referência o trabalho deverá ter entre 3 a 5 páginas A4 de texto (900 a 1500 palavras). Deverá integrar quadros e gráficos que poderás construir a partir das fontes referidas no Arquivo Economia X / Economia Portuguesa.

Os trabalhos terão necessariamente um mínimo de 4 quadros e de 4 gráficos elucidativos e bem comentados. A experiência tem mostrado que alunos que constroem mais quadros e mais gráficos, realizam comentários mais assertivos. Serve de referência o seguinte exemplo, embora o trabalho deva ser enviado por mail em formato .doc/.docx.

NOTE QUE PODE UTILIZAR TEXTOS E GRÁFICOS DE OUTROS AUTORES, MAS TEM DE SER CLARA A REFERENCIA DAS RESPECTIVAS FONTES, CASO CONTRÁRIO SERÁ CONSIDERADO PLÁGIO E O TRABALHO SERÁ ANULADO.

Para fazer comentários mais fundamentados deverá prestar atenção aos posts publicados neste blogue sob a etiqueta economia portuguesa. Quanto mais trabalhos de economistas referir no seu texto, tanto melhor será o seu trabalho. Repare que ao referir o que dizem economistas consagrados, livra-se de emitir uma opinião que pode ser contestada.

No final deverá apresentar uma lista bibliográfica, semelhante a esta. Só constam desta lista os textos e sites efectivamente utilizados e referidos ao longo do seu texto!
Para a catalogação de sites há uma grande liberdade, mas recomendo-lhe que indique o endereço completo da url, que no caso deste post seria http://economiax.blogspot.com/2010/02/temas-para-o-trabalho-do-modulo-8.html


A distribuição dos temas pelos alunos é a seguinte:


Eventuais mudanças de tema terão de ser consensuais e merecer a aprovação do professor, que nunca permitirá que a dupla de qualquer blogue trabalhe no mesmo tema.

ALTERNATIVA PARA QUEM QUEIRA TERMINAR O MÓDULO 8 RAPIDAMENTE (*) (**), ESCREVENDO AS 900 PALAVRAS, SEM NECESSIDADE DE FAZER GRÁFICOS, CONSISTE EM APRESENTAR O CONTEÚDO DE VÍDEOS DE ECONOMISTAS, QUE SE INDICAM EM Recursos sobre Economia Portuguesa.

(*) Depressa e bem não há quem! O inconveniente de escrever as 900 palavras sem ter o trabalho de construir e comentar gráficos é que a classificação não passará de onze, no caso de estar muito bom.
(**) Esta alternativa apenas é válida para os alunos que concluíram o Módulo 7, no qual é suposto terem aprendido a utilizar as ferramentas exigidas no Módulo 8.


Sem comentários: