Teoria elementar da procura



Apresentação

Começamos o estudo da procura recorrendo à obra de Richard Lipsey. Admite-se na função procura que o volume da procura varia em função do preço do respectivo bem, do rendimento familiar, dos preços dos outros bens e dos gostos dos consumidores. Supondo constantes todas as variáveis à excepção do volume da procura do bem n e do respectivo preço, chega-se então à curva da procura.

Texto Teoria elementar da procura






Acima, referiu-se sempre a procura dos consumidores por um determinado bem, isto é a procura individual analisada em microeconomia, para explicar o comportamento dos agentes económicos. Porém, quando analisamos o comportamento das economias nacionais, objecto da macroeconomia, interessa considerar a procura dos vários agentes económicos (famílias, empresas e estado) pela globalidade dos bens, em função do nível dos preços. Esta perspectiva conduz ao conceito de procura agregada, útil para avaliar, por exemplo, o impacto do aumento da procura sobre o nível geral dos preços, o nível de produção, rendimento e emprego.



Enquanto a procura individual é geralmente assinalada pela letra "D" (de Demand), a procura agregada é assinala-se com "AD" (de Aggregate Demand). A procura agregada obtém-se por soma horizontal das procuras individuais.




1. Distingue volume da procura de quantidade adquirida ou quantidade realmente comprada e vendida.

2. “O volume da procura é um fluxo”. Explicita o significado desta afirmação.

3. Indica as variáveis de que depende o volume da procura, explicitadas na função da procura.

4. Explica por que razão o volume da procura varia inversamente com o preço do bem.

5. Explica como se chega à curva da procura a partir da função procura.

6. Interpreta a inclinação descendente da curva da procura.

7. Descreve o efeito ilustrado na curva da procura agregada (AD), quando se passou do ponto (P1, Y1) para (P2, Y2).

8. Identifica a situação e descreve um possível efeito ilustrado em cada uma três imagens abaixo.



II
Aplica a teoria da procura ao bem X(*), construindo uma apresentação com os seguintes 6 slides:
• Explicar como as determinantes da procura – o rendimento, as preferências dos consumidores e os preços dos outros bens, sucedâneos ou complementares – influenciam o volume da procura (slide 1)
• Representar graficamente a curva da procura, justificar a sua inclinação enunciar a lei da procura (slide 2)
• Relacionar as deslocações ao longo da curva da procura com a variação do preço do bem, representando-a graficamente (slide 3)
• Relacionar as deslocações da curva da procura com as alterações nas suas determinantes, representando-as graficamente (slides 4 e 5)
• Diferenciar procura individual de procura agregada, mostrando a última como soma horizontal de n procuras individuais (slide 6)
(*) Escolhe um bem X concreto, bem como um sucedâneo e um complementar, para esta tarefa.


Aplicação da teoria da procura aos morangos

Sem comentários: