Teoria elementar da oferta



Admite-se na função oferta que o volume da oferta varia em função do preço do respectivo bem, dos preços de todos os outros produtos, do preço dos factores de produção, da tecnologia e dos objectivos/estratégias dos produtores.
Supondo constantes todas as variáveis à excepção do volume da oferta do bem n e do respectivo preço, chega-se então à curva da oferta.






1. Distingue volume da oferta de quantidade realmente vendida.

2. Refere que a oferta varia com os objectivos das empresas, ou estratégias dos produtores.

3. Explica por que razão a oferta de um produto depende do seu preço.

4. Explica o efeito do aumento do preço dos outros produtos sobre o volume da oferta do produto N.

5. Verifica que o aumento do custo dos factores produtivos (trabalho e capital) torna mais caros os produtos nos sectores de actividade que utilizam mais intensivamente o factor produtivo que sofreu o agravamento.
Refere-te ao efeito do aumento do preço do petróleo sobre os diversos sectores da actividade económica.

6. Explicita o impacto do progresso tecnológico sobre o volume da oferta, referindo o seu efeito sobre os custos de produção.

7. Indica as variáveis de que depende o volume da oferta, explicitadas por Lipsey na função da oferta.

8. Explica como se chega à curva da oferta a partir da função oferta.

9. Interpreta a inclinação ascendente da curva da oferta, referindo o incentivo proporcionado pelos lucros.

10. Recorrendo às figuras 8.1 e 8.2 distingue variação da oferta de aumento da oferta.

11. Indica três factores que poderão ter estado na origem do aumento da oferta ilustrado na figura 8.2.

Sem comentários: