O mercado na sociedade moderna

A imagem abaixo mostra os fluxos económicos que se estabelecem entre os agentes económicos FAMÍLIAS e EMPRESAS no Mercado dos Bens&Serviços e no Mercado dos Factores Produtivos. O texto de João César das Neves descreve como estes mercados funcionam.



Repara que a verde estão representados fluxos monetários, expressos em moeda/unidade de tempo, que correspondem ao valor dos fluxos reais, coisas como os bens ou os factores produtivos, expressos em diferentes unidades, como Kg/por mês, horas/semana, etc.

O mercado é um arranjo através do qual compradores e vendedores interagem para determinar o preço e a quantidade transaccionada. O centro do mercado é o preço e o truque para o funcionamento do mercado é baseado em incentivos. Se os consumidores desejam mais de um bem, eles lutam por ele, oferecendo mais dinheiro pelo mesmo bem, subindo o preço e incentivando os vendedores a aumentar a produção. Este mecanismo automático, conhecido como "mão invisível" de Adam Smith, garante que cada um produz o que de melhor sabe fazer e troca por aquilo de que mais gosta, resultando numa solução para a economia que é a situação mais racional e de melhor bem-estar para todos. Não sendo possível melhorar a situação de alguém sem prejudicar outrem, o sistema económico atingiu a máxima eficiência.

Texto no Google Drive

1. Desenha o circuito económico representando os fluxos que se estabelecem nos mercados de Bens&Serviços e de Factores Produtivos, entre os agentes económicos Famílias e Empresas.

2. Apresenta uma definição de mercado.

3. Referindo o truque dos incentivos, explica o comportamento no mercado dos:
a) consumidores;
b) produtores.

4. Define eficiência no contexto do mercado.

5. Indica:
a) os factores produtivos;
b) os rendimentos;
c) os agentes económicos;
d) os mercados.

6. Descreve no circuito económico, a relação entre:
a) Bens & Serviços / Despesas de Consumo ;
b) Recursos ou Factores Produtivos / Rendimentos;
c) Bens & Serviços / Receitas (das Empresas);
d) Recursos ou Factores Produtivos / Custos (das Empresas).


7. Refere três situações como dificuldades de funcionamento ou falhas do mercado.

Sem comentários: