Portugal e a União Europeia

Escreva um post livre, subordinado ao tema Portugal e a União Europeia.
É valorizada a diversidade de fontes, e os comentários que apresentem gráficos como suporte da análise. É obrigatório indicar sempre as fontes utilizadas. Abaixo apresenta-se um exemplo do trabalho indicado.

Será a pobreza uma fatalidade?


Será o ciclo vicioso da pobreza? Os países menos desenvolvidos dispõem de menos recursos, e gastam muito menos em políticas sociais, deixando mais facilmente à margem da sociedade amplos estratos de idosos, doentes, deficientes, indiferenciados, desempregados... Menos recursos financeiros significam também menor possibilidade de qualidade de qualificação da sua mão-de-obra, que terá produtividade mais baixa. Como produzem menos tem menores possibilidades. Como se sai daqui?!

Qual a posição de Portugal relativamente às despesas em políticas sociais? No fim da tabela na Europa dos 15, a meio na Europa dos 27. Nada de novo, portanto.

Fonte: Social protection in the European Union - Issue number 46/2008

Somos o país da Europa dos 15 com o rendimento pior distribuído, como se pode conferir pelos Coeficientes de Gini.
NOTA: Interpretação dos Coeficientes de Gini


Fonte: The social situation in the European Union 2004

Somos um país de egoístas, a avaliar pelo nível de participação em actividades cívicas.

Fonte: The social situation in the European Union 2004

Os Fundos estruturais, mesmo que mal aproveitados, permitiram que se registasse convergência com a União Europeia de 1995 a 2002,
pois o PIB per capita passou de 66% da média para 71%.

Fonte: The social situation in the European Union 2004

Portugal foi o "bom aluno" da Europa durante a década cavaquista (1985/95). Apenas fez o esforço necessário para evitar a exclusão da Zona Euro, e mal essa meta ficou à vista, iniciou o processo de divergência com União Europeia em 2000, com o PIB per capita a passar para 78,2% da média da UE-27, quando correspondia a 78,5% no ano anterior. Em 2008 já vamos nos 72,2%...
O esforço não é valorizado pelos portugueses. "É preciso continuar a sacar dinheiro à Europa" (Mário Soares, Público, 18 de Maio de 1999) constitui a afirmação que melhor sintetiza o sentimento dos portugueses relativamente à UE.

Fonte: GDP per capita in Purchasing Power Standards (PPS) (EU-27 = 100)


Como as crianças abandonavam a Escola sem ter concluído o 9º ano, inventaram-se as "Novas Oportunidades", que seriam posteriormente alargadas ao ensino secundário.

Fonte: The social situation in the European Union 2004

Nota: O Lower Secondary destina-se a crianças dos 11 aos 14 anos, idade com que terminam o 9º unificado a que será equivalente.

Um ensino onde se oferecem diplomas sem reforçar as qualificações dos indivíduos, sem dúvida que coloca Portugal mais próximo da União em termos dos indicadores estatísticos referentes às habilitações, mas só pode dificultar a convergência em termos de produtividade, afastando Portugal da convergência real.

Sem comentários: