Poder de Compra

O Poder de compra em termos per capita é um número índice com o valor 100 na média do país, que compara o poder de compra manifestado quotidianamente, em termos per capita, nos diferentes municípios ou regiões (Metainformação).

A imagem abaixo mostra uma distribuição muito desigual pelas regiões.



Em 1993 a Área Metropolitana de Lisboa (AML) e o Algarve são as duas regiões que se encontram acima da média, evidenciando a AML um poder de compra 1,63 vezes superior ao do país. Em 2013 esta disparidade atenua-se, passando o poder de compra na AML a representar 1,25 vezes o país, após ter perdido 37,55 pontos no índice. O Algarve perdeu 12,63 pontos, conservando-se ainda como a segunda região com maior poder de compra, mas já abaixo da média do país. Nas restantes regiões observa-se a sua aproximação relativamente à média, com destaque para a Região Autónoma da Madeira (RAM), que ganhando 19,01 pontos foi a que mais progrediu, em contraste com o Norte que apenas subiu 10,31 pontos, mas mesmo assim se mantém como a terceira região do país com maior poder de compra.

1. Estuda a evolução do poder de compra nos municípios da AML. (Sugestão: Compara 8 municípios contrastantes, ie, 4 com elevado poder de compra vs. 4 com reduzido poder de compra)

2. Estuda a possibilidade de o poder de compra se encontrar correlacionado com o nível de escolaridade nos mesmos municípios. NOTA: Coeficiente de Correlação de Pearson - r, função CORREL no Excel.)

Sugestão: Evolução do poder de compra na AMP e estudo da sua correlação com a escolaridade

Sem comentários: