LEI DE ENGEL
Quanto menor for o rendimento de uma família, maior tenderá a ser a proporção dos seus rendimentos gasta em alimentação e menor será a proporção dos rendimentos gasta em cultura, lazer, e gastos diversos.
Uma família que viva com o salário mínimo gastará a maior parte do rendimento em alimentação, e pouco restará depois de pagar a habitação, provavelmente para vestuário ou calçado barato. Bens de luxo serão inexistentes.
Quando o rendimento sobe, as famílias naturalmente gastarão mais dinheiro em todas as rubricas, mas observando a estrutura do consumo – a importância percentual de cada rubrica – verifica-se que a alimentação perde importância, enquanto os gastos diversos ganham maior expressão. Por exemplo, ganhando mais poderão sair mais vezes, ir ao cinema e jantar fora. A refeição no restaurante não é alimentação, porque também se paga o serviço, e portanto seria incluída em gastos diversos.
O Gráfico abaixo mostra a proporção das despesas de consumo final das famílias por tipo de bens e serviços, de 1995 a 2018. Indicando maior poder de compra o coeficiente das despesas em alimentação, bebidas e tabaco caiu 1,2 pp de 1995 a 2000 (19,6%-18,4%=1,2pp). A crise financeira de 2007/08 explicará parte do empobrecimento dos portugueses, que se traduz na subida deste coeficiente em 2,5 pp de 2009 a 2014 (20,4% -17,9%=2,5pp).
Considera as despesas de consumo de quatro famílias, os Alves, os Brito, os Cunha e os Damásio:
1. Calcula o orçamento de cada uma das famílias.
NOTA: Utiliza o ficheiro do Excel, e no final posta no blogue o link de partilha do ficheiro.
2. Determina os coeficientes orçamentais das quatro famílias para cada classe de despesa. (No ficheiro)
3. Representa graficamente as despesas percentuais das famílias nas diversas rubricas de despesa. (No ficheiro)
4. Verifica como a interpretação do quadro te conduz à Lei de Engel.
5. Partindo das Despesas de consumo final das famílias por tipo de bens e serviços (Ficheiro de ajuda), constrói um gráfico semelhante ao acima apresentado, mas apenas com o período posterior a 2000. * PREVIEW2000-2020
6. Analisa o gráfico que construíste no ponto anterior.
7. Refere como o consumo varia com os seguintes factores extra-económicos:
a) Estrutura etária dos agregados familiares;
b) Estilos de vida (v.g. fast-food, consumos lights, desportos radicais, consumos com consciência ambiental);
c) Moda;
d) Publicidade;
e) Cultura.
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