- Inflação;
- Períodos de crise económica ou de crescimento;
- Desemprego em alguns sectores de actividade;
- Sectores que crescem mais do que outros;
- Diferenças salariais;
- Défices na Balança de Pagamentos;
- Vulnerabilidade externa;
- Valorização ou desvalorização da taxa de câmbio;
- Dívida externa;
- Desemprego em alguns sectores de actividade;
- Diferenças de rendimento entre as várias regiões do país;
- Repartição de rendimentos muito inequitativa entre os factores produtivos;
- Comportamento das taxas de juros;
- Défice orçamental;
- Subida de impostos e taxas sobre os bens públicos.
O objectivo do estudo da Ciência Económica é analisar os problemas económicos e formular soluções para resolvê-los, de forma a melhorar nossa qualidade de vida.
Questão central do estudo da Economia: como afectar recursos produtivos limitados (escassos) para satisfazer “todas” (ilimitadas?) as necessidades da população? Esse questionamento levou a sociedade a repensar os modelos do sistema económico.
Da escassez dos recursos ou factores de produção, associada às necessidades ilimitadas do homem, surgem os chamados problemas económicos fundamentais.
- Nível de referência Económico - O quê e quanto produzir. Dada a escassez de recursos de produção, a sociedade terá de escolher, dentro do leque de possibilidades de produção, quais os produtos que serão produzidos e as respectivas quantidades a serem fabricadas;
- Nível de referência Tecnológico - Como produzir. A sociedade terá de escolher ainda quais os recursos de produção que serão utilizados na produção de bens e serviços, dado o nível tecnológico existente. A concorrência entre os diferentes produtores acaba decidindo como serão produzidos os bens e serviços, pois estes escolherão entre os métodos mais eficientes, isto é, aquele que tiver o menor custo de produção possível;
- Nível de referência Social - Para quem produzir. A sociedade terá também de decidir como seus membros participarão da distribuição dos resultados de sua produção. A repartição do rendimento dependerá não só da oferta e da procura nos mercados de factores produtivos, ou seja, da determinação dos salários, das rendas da terra, dos juros e dos lucros do capital, mas também da repartição inicial da propriedade e da maneira como ela se transmite por herança.
- Refira dois aspectos do seu quotidiano relacionados com os problemas económicos.
- Porquê estudar Economia?
- Identifique o problema económico fundamental.
- Refira como no dia-a-dia o problema da escassez relativamente ao tempo e ao dinheiro afecta diferentemente os jovens e os adultos.
- Mostre através de um exemplo, como a produção de um bem tem em Economia implicações importantes a três níveis de referência.
Sem comentários:
Enviar um comentário