Balança de Pagamentos





As relações económicas de um país com o Resto do Mundo dão origem à construção da respectiva Balança de Pagamentos. Os processos de integração económica têm complicado os conceitos tanto de importação como de exportação. Utiliza-se abaixo a economia dos EUA para conhecer a estrutura básica da Balança de Pagamentos.








1. Identifica as duas grandes rubricas da Balança de Pagamentos, cuja soma se anula no Quadro 29-2.

2. Identifica as quatro principais rubricas da Balança de Transacções Correntes.

3. A exportação de vinho do porto é registada a crédito ou a débito da Balança de Pagamentos portuguesa. Justifica utilizando a regra explicitada no texto.

4. A importação de petróleo é registada a crédito ou a débito da Balança de Pagamentos portuguesa. Justifica utilizando a regra explicitada no texto.

5. Os espanhóis que visitaram o nosso país durante o Ano Novo fizeram despesa em unidades hoteleiras portuguesas. Essa despesa é registada a crédito ou a débito da Balança de Pagamentos portuguesa. Justifica utilizando a regra explicitada no texto.

6. As empresas portuguesas instaladas no exterior terão repatriado para Portugal os seus lucros. A entrada desses lucros no país é registada a crédito ou a débito da Balança de Pagamentos portuguesa. Justifica utilizando a regra explicitada no texto.

7. Indica o saldo da Balança Comercial americana.

8. Explicita como o défice comercial americano está a ser financiado.

9. Identifique no Quadro do BPSTAT, a rubrica cujo valor corresponde ao simétrico da operação (Balança Corrente + Balança de Capital) – Balança de Financiamento. Verifique com os dados de um período à sua escolha.

10. Indique a correspondência entre as quatro componentes da Balança de Transacções Correntes no Quadro 29-2 e as quatro componentes da Balança Corrente.

Sem comentários: