Teste de Economia

Não precisas de copiar o enunciado, mas tens que indicar o número de cada questão no teu post... Após a publicação do teste, deves enviar uma cópia do mesmo para o e-mail do professor.

Grupo I
Considera a lista de conceitos, a) a o) e a lista de definições de 1. a 15.. Estabelece a correspondência entre os conceitos e as respectivas definições

a) bens comercializáveis
b) bens não-comercializáveis
c) desmaterialização da moeda
d) política cambial
e) política monetária
f) política de preços e salários
g) política orçamental
h) salário nominal
i) ganho do poder de compra
j) valor do cabaz
k) índice de preços no consumidor
l) eficiência
m) equidade
n) externalidades
o) bens públicos

1. Uma vez providos para um utente, ficam disponíveis para todos. Exemplo: uma ponte sem portagem.
2. Bens que são vendidos a um preço superior ao custo de produção.
3. Bens que são vendidos a um preço inferior ao custo de produção.
4. Em determinadas situações não é possível melhorar o bem-estar de alguém sem piorar o de outrem.
5. Despesa que é necessário efectuar para adquirir um conjunto de bens pré-definido.
6. Valor do salário expresso em unidades monetárias.
7. Verifica-se se o salário nominal crescer mais rapidamente que a taxa de inflação.
8. Expressão que os economistas utilizam em referência a situações de relativa “justiça” ou “igualdade” a nível da repartição do rendimento.
9. Aspectos que embora não tenham sido concebidos para ter um efeito os sujeitos económicos, acabam por ter. Exemplo: uma esquadra na nossa rua.
10. Relação entre os valores do cabaz, a partir da qual se calcula a taxa de inflação.
11. Antes da adesão ao Euro, podia decidir-se a desvalorização do Escudo no intuito de tornar as nossas exportações mais competitivas.
12. O Banco Central Europeu entende que o fundamental é que os mercados funcionem, reservando para si a condução desta política a nível da União Europeia.
13. Política que mais directamente incide sobre a repartição do rendimento.
14. Política que define as prioridades dos governos (despesas) bem como os recursos (receitas) com que conta para as efectuar.
15. Devido ao progresso tecnológico, atingimos uma situação em que recebemos os salários por transferência bancária, e podemos efectuar os pagamentos do mesmo modo, dispensando inclusivamente a utilização de bens materiais como moeda.


Grupo II
O texto abaixo apresenta quatro parágrafos que se referem a um dos temas estudados.



1. Atribui um título ao conjunto dos quatro parágrafos.
2. Formula a pergunta a que o parágrafo 7. responde.
3. Formula a pergunta a que o parágrafo 8. responde.
4. Formula a pergunta a que o parágrafo 9. responde.
5. Formula a pergunta a que o parágrafo 10. responde.

Grupo III
Observa a tabela abaixo:



1. Interpreta o valor do IPC para 2005.
2. Interpreta a taxa de inflação para 2005..
3. Interpreta a taxa de crescimento do salário nominal em 2005.
4. Refere-te à evolução do poder de compra em 2005. Justifica.
5. Indica a função da moeda que a inflação prejudica. Justifica.

Grupo IV
“Só o Estado pode produzir bens não comercializáveis”.
1. Distingue bens comercializáveis de bens não comercializáveis.
2. Justifica a afirmação acima.

Grupo V
Após a adesão ao Euro os Governos passaram a dispor de menos instrumentos para atingir os objectivos económicos.
1. Indica duas políticas económicas de cuja utilização tiveram de prescindir.
2. Indica os três principais objectivos da política económica segundo Mendonça Pinto.
3. Como os objectivos a atingir pelo Governo hoje continuam a ser os mesmos, mas dispõe de menos políticas ao seu alcance, comenta o grau de dificuldade das suas tarefas e a falta de interesse dos cidadãos pela política.

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