História da Contabilidade Nacional

Recursos

  • A informação estatística é um elemento essencial nas sociedades actuais, constituindo um instrumento indispensável para apoio aos mais relevantes processos de decisão, interessando a entidades decisoras públicas e privadas, a agentes políticos, a agentes económicos, a analistas e à comunidade académica, proporcionando também, a todos, uma vivência mais consciente da sua cidadania.
    Política de revisões do Sistema de Contas Nacionais Portuguesas, Base 2011
1. Selecciona os termos adequados, de forma a obter afirmações verdadeiras:

a) A Contabilidade Nacional constitui uma ciência/técnica de descrição da realidade económica.

b) A Contabilidade Nacional (não) tem como objectivo a apresentação das posições e variações patrimoniais.

c) Desde muito cedo, os “príncipes” revelaram interesse na Contabilidade Nacional para determinarem as suas possibilidades em termos de receitas fiscais/despesas sociais, no caso de entrarem em guerra com outros reinos.

d) Os primeiros estudos para a efectivação de um sistema de Contabilidade Nacional são anteriores/posteriores à II GGM.

e) A partir de 1959 os conceitos de CN começaram a alargar-se aos fluxos monetários/reais.

f) O sistema actual das Contas Nacionais portuguesas designa-se SCNP95/SEC2010.

g) O SCNP95 separa as contas financeiras das contas não financeiras, cabendo o cálculo das primeiras ao Banco de Portugal/INE e as segundas ao Banco de Portugal/INE.

h) Os valores das contas nacionais passam por várias versões, desde a preliminar à definitiva, passando pelas versões provisórias/rascunho e semi-definitivas/semi-provisórias.

i) O território económico/social das CN portuguesas incluiu o Continente, e as Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira.

j) Os agentes económicos/as unidades institucionais características da CN são as unidades residentes, que têm centro de interesse no território nacional.

k) Entende-se por centro de interesse o facto de efectuarem operações económicas por um período superior a um ano/trimestre no território nacional.

l) A CN de um país deve ter em consideração a actividade económica dentro do território e a actividade económica que resulta do contributo das unidades (não) residentes.

m) O produto interno/nacional corresponde ao obtido dentro de um território económico.

n) O produto interno/nacional corresponde ao obtido à custa de factores de produção pertencentes às unidades residentes.



2. Identifica os sectores institucionais - que agrupam as unidades institucionais - referidos de (A) a (F) (pp. 5-6) com os agentes económicos que já conheces.

3. Explicita três aspectos importantes para garantir a transparência no processo de produção e difusão das estatísticas oficiais, referidos na Política de revisões do Sistema de Contas Nacionais Portuguesas, Base 2011. * Backup

Apresentação

https://docs.google.com/document/d/1GjOYEM4_YVoyRvfYylSeB4gREE9CuAZpoDWpsr535Os/edit?usp=sharing

Sem comentários: