As médias criam uma forma de observar o mundo



As médias podem ser valores estáveis, à custa da sua insignificância.

O homem médio de Quetelet contém a forma adequada da sua objectivação, através da distribuição normal. Esta presta-se à constituição de escalas ordenadas unidimensionais que permitem comparações simples.



Esta ferramenta irá estruturar os próprios termos das discussões, e a língua falada no espaço de debate político-científico, mesmo se a problemática das desigualdades económicas e dos handicaps sócio-culturais familiares substituíram as diferenças biológicas a partir dos anos 1940.

Roosevelt, (eleito em1932) criou a organização estatística federal. Os métodos da estatística matemática são definitivamente adoptados pelos estatísticos e economistas, tomando os seus aspectos actuais nos Estados Unidos, entre 1935 e 1950.

Foram tomados novamente e transpostos, combinando-se com outras tradições específicas, depois de 1945, inicialmente na Europa ocidental, e depois no resto do mundo.

Nos Estados Unidos, os espaços da representação e da expressão política estendem-se e “nacionalizam-se” (notavelmente graças à radio), assim como aos mercados dos bens de consumo (graças aos caminhos de ferro e ao crescimento das grandes empresas).

São então construídos simultaneamente as instituições para tratar estas questões (conselhos de ajuda aos desempregados), os registos administrativos ligados a esta gestão (inscrição nas listas), e os métodos de medida dos novos objectos. Por exemplo, os desempregados no lugar dos pobres. Quando imaginas que terá sido calculada a primeira taxa de desemprego?

Os sistemas de estatística são máquinas complexas de registo, medição e tratamento são concebidas, discutidas e administradas segundo padrões uniformes em todos os países, levando igualmente à unicidade dos padrões de conceptualização.

Sem comentários: