Caracterização dos Produtos Financeiros

Entre os portugueses os depósitos são a aplicação financeira mais popular. O Fundo de Garantia dos Depósitos, tutelado pelo Banco de Portugal, garante o reembolso até um montante de 100 000 euros por titular em caso de falência do banco. Uma segurança que, todavia, tem um preço: os depósitos não são das aplicações com melhor remuneração.

A seguir aos depósitos, as duas aplicações mais populares são os fundos de pensões, incluindo PPR, e os Certificados de Aforro, caracterizados também por um nível de risco baixo.

As ações, cujo risco é elevado, são um produto pouco popular entre os portugueses, com apenas 15% a deterem este tipo de activos.

No caso das obrigações e dos fundos de investimento, o cenário é ainda mais desolador, com percentagens de detenção de apenas 8 e 9%. Daqui se conclui que, em regra, os investimentos dos portugueses são pouco diversificados, estando muito concentrados em aplicações sem risco e, por isso, com menor potencial de rendimento.
http://www.deco.proteste.pt/investe/como-investem-os-portugueses-s5011654.htm

Para gerir o património ou simplesmente rentabilizar as poupanças, qualquer investidor necessita de ter um mínimo de literacia financeira, para saber como aplicar o dinheiro da forma mais rentável possível. A regra mais frequentemente referida aconselha a diversificação: "Não deve colocar todos os ovos no mesmo cesto." No entanto, diversificar também não significa dispersar os investimentos por dezenas de ações, obrigações ou fundos, que se tornam impossíveis de gerir.
A melhor opção é gerir entre 10 e 15 acções de empresas de vários países e sectores ou, em alternativa, constituir uma carteira de fundos.
http://www.deco.proteste.pt/investe/regras-ouro-para-investir/

De acordo com a legislação aplicável (Código dos Valores Mobiliários) os instrumentos financeiros podem ser classificados de acordo com a seguinte matriz:

http://www.banif.pt/img/Riscos_Gerais_Investimento_Instrumentos_Financeiros.pdf
Cópia de segurança

Estudaremos apenas os produtos financeiros mais populares: os depósitos, os certificados de aforro, as acções, as obrigações e os fundos de investimento.

Cria no Google Drive e publica no blogue uma apresentação com 20+ slides que explicite os seguintes aspectos:

- descrição dos produtos financeiros mais comuns;

- um quadro síntese classificando os seguintes aspectos: riscos, rendibilidade e liquide;


- caracterização dos riscos dos produtos financeiros;

- caracterização dos perfis de investidor;

- uma reflexão sobre o caso dos lesados do BES;

- gostaste de construir esta apresentação?

Recursos

Vídeos e apresentações
Critérios de avaliação
- Originalidade;
- Clareza do texto;
- Rigor dos conceitos;
- Profundidade e cobertura;
- Referências.

Sem comentários: