O conceito de Produtividade

"A produtividade não é tudo, mas, a longo prazo é quase tudo", Paul Krugman, 1990.

Aqui temos um bom exemplo de como frequentemente os jornais e a opinião pública se mobilizam por questões com interesse marginal - mais ou menos feriados - esquecendo a questão central.




1. O conceito de Produtividade apresenta duas variantes: Produtividade do Trabalho e Produtividade Total dos Factores. Distingue-as.

2. Como podemos melhorar a produtividade?

3. Que factores determinam a produtividade?

4. Compara a produtividade em Portugal com a dos 5 países onde é mais elevada e com a dos 5 onde é menor. (Utiliza o link do ponto seguinte.)

5. Constrói no Excel um gráfico ilustrando a Produtividade em Portugal relativamente à União Europeia a partir da Produtividade laboral por hora de trabalho (UE27=100). Comenta.
SUGESTÃO: Além de Portugal e da média da UE, selecciona ainda quatro países contrastantes.





6. Constrói e comenta um gráfico representando o valor da Produtividade do Trabalho por pessoa empregue (Índice 2015=100) (EuroStat help) na economia portuguesa comparativamente aos mesmos países da União Europeia.
Apesar dos valores da produtividade por pessoa empregada serem diferentes dos da produtividade por hora de trabalho, as conclusões são as mesmas?

7. Explicita a relação que se deve observar entre o salário e a produtividade marginal, quando um empresário decide contratar mais um trabalhador.



II


Constrói aqui uma apresentação com 5 slides, com as tuas dicas para melhorar a produtividade no trabalho. Cada slide deve apresentar uma dica, o link para o site inspirador e o teu próprio comentário, justificando o interesse da mesma. Valoriza-se a diversidade de fontes.

Sem comentários: