O conceito de Produtividade

"A produtividade não é tudo, mas, a longo prazo é quase tudo", Paul Krugman, 1990.

Aqui temos um bom exemplo de como frequentemente os jornais e a opinião pública se mobilizam por questões com interesse marginal - mais ou menos feriados - esquecendo a questão central.



1. O conceito de Produtividade apresenta duas variantes: Produtividade do Trabalho e Produtividade Total dos Factores. Distingue-as.

2. Comenta o valor da Produtividade do Trabalho na economia portuguesa comparativamente aos restantes países da União Europeia.
Sugestão: Compara (a) Portugal vs. Países Fundadores da UE e (b) Portugal vs. Países que entraram na UE após 2004. (Que países são?)

3. Como podemos melhorar a produtividade?

4. Que factores determinam a produtividade?

5. Compara a produtividade em Portugal com a dos 5 países onde é mais elevada e com a dos 5 onde é menor. (Utiliza o link do ponto seguinte.)

6. Constrói no Excel um gráfico ilustrando a Produtividade em Portugal relativamente à União Europeia a partir da Produtividade laboral por hora de trabalho (PPS, UE28=100). Comenta.
SUGESTÃO: Além da média da UE, selecciona ainda dois países contrastantes, ie. um de elevada, outro de reduzida produtividade.


7. Explicita a relação que se deve observar entre o salário e a produtividade marginal, quando um empresário decide contratar mais um trabalhador.

II


Constrói uma apresentação com 5 slides, com as tuas dicas para melhorar a produtividade no trabalho. Cada slide deve apresentar uma dica, o link para o site inspirador e o teu próprio comentário, justificando o interesse da mesma. Valoriza-se a diversidade de fontes.

Sem comentários: