Teoria elementar dos preços

Apresentação

Combinando as teorias da procura e da oferta, determinaremos os preços de mercado, utilizando a cruz marshalliana, assim designada em homenagem a Alfred Marshall.

Texto Teoria elementar dos preços









A imagem acima ilustra a primeira (aumento da procura) das quatro "leis" da oferta e da procura.

I - Um aumento da procura de um produto (isto é, uma deslocação da curva da procura para a direita) origina a elevação tanto do preço de equilíbrio como da quantidade de equilíbrio das compras e vendas.

II – A diminuição da procura de um produto (isto é, a deslocação da curva da procura para a esquerda) origina um abaixamento tanto do preço de equilíbrio como da quantidade de equilíbrio das compras e vendas.

III – Um aumento da oferta de um produto (isto é, uma deslocação da curva da oferta para a direita) origina a descida do preço de equilíbrio e o aumento da quantidade de equilíbrio das compras e vendas.

IV – A diminuição da oferta (isto é, uma deslocação da curva da oferta para a esquerda) causa a subida do preço de equilíbrio e a diminuição da quantidade de equilíbrio das compras e vendas.


1. Define preço de equilíbrio.

2. Por que razão há somente um ponto onde o volume da procura é igual ao volume da oferta?

3. Define excesso da oferta.

4. Define excesso da procura.

5. “Os preços baixam quando há excesso da oferta”. Explica o comportamento dos:
a) produtores
b) compradores

6. “Os preços sobem quando há excesso da procura”. Explica o comportamento dos:
a) produtores
b) compradores

7. Observa a figura 7.7. Indica as causas susceptíveis de justificar:
a) um aumento da procura
b) uma redução da procura

8. Observa a figura 8.3. Indica as causas susceptíveis de justificar:
a) um aumento da oferta
b) uma redução da oferta

9. Ilustra no Paint a "lei" da oferta e da procura correspondente aos seguintes casos:

II - Diminuição da procura;
III - Aumento da oferta;
IV - Diminuição da oferta.

II
1 – Mercado dos morangos
2 – Excesso da oferta
3 – Excesso da procura
4 - Aumento da procura
5 - Diminuição da procura
6 – Aumento da oferta
7 – Diminuição da oferta

Aplicação da teoria dos preços ao mercado dos morangos

III
Considere o mercado dos hambúrgueres. Responda cuidadosamente às seguintes questões:
1. O que poderia aumentar a sua procura?
2. O que poderia aumentar a sua oferta?
3. Em mercados concorrenciais o preço de equilíbrio estabelece-se na intersecção da oferta e da procura. Explique o que sucede quando o preço começa por ser muito alto ou muito baixo.
4. Qual seria a consequência do aparecimento de pizzas congeladas a baixo preço no equilíbrio do mercado dos hambúrgueres? Ilustre graficamente este mercado.
5. Muitos jovens trabalham no McDonald’s. Represente graficamente o impacto das pizzas nos salários destes jovens.

IV
Suponha que a procura é dada por QD=600-20p e a oferta por QS=350+30p. Determine o preço e a quantidade de equilibro.

Sugestões

Sem comentários: