Apresentação da Balança de Pagamentos
Em Portugal, as estatísticas externas e as contas nacionais financeiras são compiladas pelo Banco de Portugal, e as contas nacionais não financeiras são compiladas pelo INE.
Quer as Contas Nacionais, quer a Balança de Pagamentos determinam os saldos (1) capacidade / necessidade de financiamento da economia e (2) riqueza financeira. A compilação dos agregados de contas nacionais utiliza resultados apurados ao nível das estatísticas externas. Existem resultados do lado das estatísticas externas que são muito relevantes para o apuramento de alguns agregados das contas nacionais, como por exemplo:
- o saldo da Balança Comercial/BB&S (operações com o exterior sobre bens e serviços), equivale à procura externa líquida (X-M). Esta, adiccionada à procura interna (C+G+I), calcula o Produto Interno Bruto a preços de mercado (PIB), na perspectiva das contas nacionais;
- o saldo da Balança de Rendimento Primário, equivale ao Saldo dos Rendimentos com o Resto do Mundo (SRRM), permitindo apurar o Rendimento Nacional Bruto (dado que RNB=PNB, e PNB=PIB+SRRM);
- saldo da Balança de Rendimento Secundário, saldo das transferências correntes com o exterior. A partir do RNB, permite apurar o Rendimento Nacional Disponível Bruto (RDB = RNB + Transferências correntes recebidas do Resto do Mundo - Transferências correntes pagas ao Resto do Mundo). Subtraindo o consumo calcula-se a Poupança Nacional (Poupança = RDB – DCF).
Apesar da integração metodológica, quando utilizamos dados estatísticos, podemos observar algumas discrepâncias, que começam logo pelas dúvidas na classificação das categorias. Por exemplo, os dados do INE e do BdP diferem logo no cálculo das exportações e das importações, mas essas pequenas rugosidades não colocam em causa a robutez das conclusões a que chegamos com os diversos agregados.
Referências: ESTATÍSTICAS DA BALANÇA DE PAGAMENTOS E DA POSIÇÃO DE INVESTIMENTO INTERNACIONAL- Notas metodológicas * Backup
1. Indique três equivalências entre os agregados das Contas Nacionais e os da Balança de Pagamentos.
2. Verifique as relações acima, publicando uma imagem semelhante às apresentadas, utilizando os dados constantes do PORDATA, referentes a 2016. (Ficheiro de ajuda)
3. Justifique a discrepância observada no cálculo da capacidade/necessidade de financiamento da economia.
4. Partindo da imagem, indica as expressões de cálculo dos seguintes agregados:
a) PIB;
b) RNB;
c) Poupança nacional;
d) Capacidade/necessidade de financiamento nas ópticas da (d1) CN e da (d2) BP.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário