Os recursos naturais

Dizem-se recursos não renováveis os que, uma vez consumidos, não podem ser substituídos, pelo menos num espaço de tempo razoável. São produtos resultantes de processos extremamente lentos da litosfera, e não são auto-renováveis no esquema humano das coisas. De maneira geral, os recursos minerais consideram-se pertencentes a estes recursos sujeitos a desaparecerem.
http://www.infopedia.pt/$recursos-nao-renovaveis

A actividade humana foi apontada, em 2007, por cientistas especializados nesta área e reunidos sob o Painel Intergovernamental de Alterações Climáticas, como sendo a principal causa destas mudanças do clima. É, por isso, imprescindível reduzir as emissões de gases. Como? Eliminando, progressivamente, o uso massivo dos combustíveis fósseis, substituindo-os pelas energias renováveis, fomentando a poupança de energia e eficiência energética.
http://www.wwf.pt/o_nosso_planeta/alteracoes_climaticas/

Diferentemente da perspectiva do crescimento económico, que vê o bem-estar de uma sociedade apenas pelos recursos ou pelo rendimento que ela pode gerar, a abordagem de desenvolvimento humano procura olhar directamente para as pessoas, suas oportunidades e capacidades. O rendimento é importante, mas como um dos meios do desenvolvimento e não como seu fim. É uma mudança de perspectiva: com o desenvolvimento humano, o foco é transferido do crescimento económico, ou do rendimento, para o ser humano.
http://www.pnud.org.br/IDH/DesenvolvimentoHumano.aspx?indiceAccordion=0&li=li_DH

A utilização de energia per capita apresenta grandes disparidades entre diferentes regiões do Planeta.



Os principais responsáveis pela poluição são exactamente os que menos utilizam combustíveis renováveis e resíduos (em percentagem da energia total).



Tarefa

Consultando os recursos indicados, constrói uma apresentação no Google Drive, com o mínimo de 15 slides, tendo em consideração os seguintes objectivos:

  • Classificar os recursos naturais
  • Reconhecer o problema da escassez de recursos face a necessidades ilimitadas
  • Referir exemplos de tecnologias alternativas na produção de energia
  • Quantificar o crescimento que estas tecnologias alternativas têm tido recentemente
  • Apresentar alguns produtos/soluções disponíveis no mercado
Recursos

Sem comentários: