A Sociedade de Consumo

Recursos

  • O conceito de sociedade de consumo é um dos conceitos usados para caracterizar a época contemporânea, que é a era das massas. Os Estados Unidos da América foram o primeiro país em que se verificou a sociedade de consumo, já após a Primeira Grande Guerra (numa euforia que foi fortemente abalada pela Grande Depressão), mas sobretudo após a Segunda Guerra Mundial. Infopédia 2012

    Vídeo: A História das Coisas
  • Na década de 90, em particular na segunda metade, o endividamento das famílias portuguesas subiu em flecha. Vários factores de conjuntura explicam esse aumento acentuado. A adesão à zona euro e o processo de convergência real que a precedeu - com a aproximação significativa do padrão de vida das famílias portuguesas à média europeia - deram início a uma era de estabilidade de preços e de juros nominais e reais historicamente baixos. Ao mesmo tempo, uma maior facilidade no acesso ao crédito foi potenciada pela liberalização e inovação financeiras e por uma forte competição entre a oferta.
    Texto na Ordem dos Economistas
Conceitos

Revolução Industrial – Com a industrialização e a produção em série, produzir os bens ficou mais fácil que vendê-los.

Marketing - Como a oferta excede a procura, utilizam-se estratégias de marketing para escoar a produção. A moda e a publicidade são igualmente mecanismos nascidos na sociedade de consumo com a função de criar necessidades a um ritmo mais rápido.

Consumo de massas - Consumo massificado acessível à generalidade da população.

Consumismo - Consumo sem critérios, compulsivo e irresponsável.

Consumerismo - Consumo racional e controlado, respeitando os valores sociais e ambientais, compatibilizando os desejos de hoje com as necessidades das gerações futuras, consciente dos direitos e deveres.

Consumo simbólico – Consumo carregado de significação cultural: lazer, informação, educação, saúde, moda, etc. mostram bem a que grupos sociais pertencemos. Ex.: O consumo de caracóis sinaliza um grupo que não terá acesso à lagosta.

Relação de vizinhança – Destruindo os laços de familiaridade das comunidades rurais, construiu relações muitas vezes impessoais das grandes multidões.

Obsolescência tecnológica - Desclassificação tecnológica do material industrial, motivada pela aparição de um material mais moderno.

Obsolescência planeada – Produzir os produtos com características que os levem a ficar rapidamente obsoletos.

Obsolescência perceptiva – Criar a ideia de que determinados bens, apesar de ainda estarem funcionais, já não se usam.

Ciclo de vida dos produtos - A sociedade de consumo caracteriza-se pelo encurtamento do ciclo de vida dos produtos. As suas fases são:
Introdução: quando se lança um produto no mercado;
Crescimento: quando o mercado começa a conhecer o produto e a consumi-lo;
Maturidade: quando o produto já é de conhecimento amplo do mercado;
Saturação: quando o mercado já não consome o produto como anteriormente;
Declínio: quando o produto não desperta mais o interesse do mercado e as vendas caem.

Consumo sustentável ou responsável - Os consumidores têm a responsabilidade de mudar os seus hábitos de consumo, e as empresas têm a responsabilidade social e ambiental de melhorar os seus sistemas produtivos, oferecendo produtos e serviços sustentáveis.

1. Aponta quatro características da Sociedade de Consumo após responderes a estas questões.

2. Faz uma imagem mostrando as diferenças entre os “produtos de ontem” e os “produtos de hoje” a partir daqui.

3. Indica três aspectos que possas mudar, como eco-consumidor preocupado com o futuro do Planeta.

4. Menciona dois factores explicativos do endividamento das famílias portuguesas.

5. Constrói uma apresentação no Google Drive referente à Sociedade de Consumo, de 7 slides, com a seguinte estrutura:
slide: Título;
Último slide: Bibliografia;
Slides intermédios deverão referir aspectos que consideres interessantes sobre o tema.
Partilha o link para a apresentação no blogue.

Recursos:
Deverão ser utilizados sites institucionais acessíveis na Web, como o Portal do Consumidor.

Sem comentários: