Pobreza e Direitos Humanos

Há 65 anos, a Declaração Universal dos Direitos Humanos proclamou um amplo espectro de direitos, para cada ser humano, sem qualquer discriminação. Eles incluem não apenas os direitos à liberdade de expressão e garantias contra a tortura e os maus-tratos, mas também os direitos à educação, à saúde e à habitação adequada entre outros direitos económicos, sociais e culturais.

1. Dos 30 artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos (versão simplificada e ilustrada) selecciona cinco que pareçam mais importantes na perspectiva do teu grupo.

2. Justifica a escolha de três dos artigos acima indicados (se o grupo for de dois, bastará justificar dois artigos).

3. Só se toda a comunidade escolar (professores, alunos, pais, vizinhança) aprender, ensinar, praticar, respeitar, proteger e promover os Direitos Humanos, a Escola será um lugar aprazível para a realização das aprendizagens e desenvolvimento das relações interpessoais. Comenta.

4. “Posso não concordar com nenhuma das palavras que dizes, mas defenderei até a morte o direito de tens de dizê-las”. Lendo as FAQs da AI, justifica como esta afirmação sintetiza as suas actividades.

5. Relaciona a pobreza com os Direitos Humanos (sugestão).

6. A pobreza é um fenómeno social total? Justifica.

Sem comentários: