O mercado para funcionar precisa do Estado e de regras de conduta

O mercado para funcionar precisa do Estado e de regras de conduta. O exemplo mais imediato dos cheques sem cobertura demonstra como a falta de regras sociais e a deficiente imposição de leis estatais prejudicam o funcionamento do mercado. A nossa sociedade resolve o seu problema económico simultaneamente pela tradição (regras básicas de convivência em sociedade), pelo Estado e pelo mercado. E esta simultaneidade não aparece por acaso. É o resultado de necessidade imperiosa. Um sistema só com um dos aspectos dificilmente poderá funcionar. (João César das Neves).







1. Explicita o "problema económico" a que o autor se refere.

2. Identifica os diversos mecanismos de interacção entre os sujeitos económicos, que João César das Neves aponta para a resolução do “problema económico”,

3. Caracteriza esses mecanismos de interacção.

4. Situa historicamente o florescimento do mercado.

5. Mostra através de um exemplo que os três mecanismos descritos funcionam em simultâneo nas sociedades modernas. (Demonstre que é racional pagar um Táxi, após a prestação do serviço.)

6. Mostra que a confiança é um elemento fundamental para o funcionamento do mercado, referindo o exemplo dos “cheques carecas”.



Correcção

Sem comentários: