Teoria das vantagens comparativas



Entre as teorias do comércio internacional assume particular relevância a teoria das vantagens comparativas. A teoria das vantagens absolutas não é explicitamente referida no texto, mas está implícita no caso mais simples, em que refere que "o homem da rua não precisará de qualquer economista". SAMUELSON não referiu esta "teoria" porque a identificou com o "bom senso".

Com o objectivo de representar graficamente a teoria das vantagens comparativas (SAMUELSON, Economia, Edição de 1981) vamos admitir adicionalmente que a América dispõe de 5.000 horas de trabalho e a Europa de 12.000.
Então se a América quiser produzir apenas alimentos (vestuário) poderá produzir 5.000 (2.500) unidades; estes dois pontos definem a fronteira de possibilidades de produção da América – FPP A.
Se a Europa quiser produzir apenas alimentos (vestuário) poderá produzir 4.000 (3.000) unidades; estes dois pontos definem a fronteira de possibilidades de produção da Europa – FPP E.
Na ausência de comércio internacional cada país pode produzir e consumir em qualquer dos pontos da respectiva FPP, que também representa a respectiva FPC (fronteira de possibilidades de consumo); qualquer ponto exterior a estas fronteiras seria preferível, mas permanece inacessível.

A abertura do comércio internacional determina a especialização da América na produção de alimentos, produzindo 5.000 unidades em PA, e a especialização da Europa na produção de vestuário, produzindo 3.000 unidades em PE.

Suponha-se que ao preço 0,(6) a América exportaria 3.000 unidades de alimentos com as quais importaria 2.000 unidades de vestuário da Europa.

O novo ponto de consumo da América seria determinado por 2.000 unidades de vestuário e 2.000 unidades de alimentos, em CA.
        
    CA, Consumo na América
- Alimentos: A América produz 5.000 unidades, mas como exporta 3.000 só consome 2.000 (diferença Produção – Exportações);
- Vestuário: Como a América não produz vestuário, o seu consumo corresponde ao valor que importa da Europa, isto é, 2.000.

Na nova situação a Europa consumiria 1.000 unidades de vestuário e 3.000 unidades de alimentos, em CE.
        
    CE, Consumo na Europa
- Alimentos: Como a Europa não produz alimentos, o seu consumo corresponde ao valor que importa da América, isto é, 3.000;
- Vestuário: A Europa produz 3.000 unidades, mas como exporta 2.000 só consome 1.000 (diferença Produção – Exportações).

O comércio internacional foi vantajoso para ambos os países porque os respectivos pontos de consumo, CA e CE, são exteriores às suas FPC iniciais. Como em ambos os países foi possível chegar a pontos de consumo que proporcionam maior bem-estar, com o mesmo custo, isto significa que os recursos ficaram empregues de uma forma mais eficiente.


I
Admita uma nova situação na qual a América exporta 2.000 unidades de alimentos, importando 2.000 de vestuário.
1. Determine os novos pontos de consumo da América e da Europa.
2. Verifique que se trata de uma solução injusta para uma das partes porque o preço dos alimentos relativamente ao vestuário se situa fora do intervalo 0,5 (isto é, ½) a 0,75 (isto é, ¾).
3. Construa o gráfico que ilustra esta situação no Paint.
4. Constrói uma nova situação na qual o comércio internacional seja favorável aos dois países, apresentando:
a) O volume de exportações de cada país;
b) Os novos pontos de consumo da América e da Europa;
c) O gráfico correspondente;
d) A interpretação da situação referindo o intervalo de preços.

II
Observa atentamente a FOLHA PREÇOS no ficheiro de ajuda.
1. Representa uma das situações indicadas para o vector p=1/2;
2. Refere o que sucederia se representasses uma das situações indicadas para o vector p=3/4;
3. Considera ainda duas situações já representadas anteriormente, uma para o vector p=2/3, outra para p=1.
4. Apresenta as conclusões a que chegaste com o estudo dos vectores preços.

III
Para aplicar a teoria das vantagens absolutas nem é preciso saber Economia!
Explicite o mérito da teoria das vantagens comparativas.


IV
Reproduz-se abaixo parte do texto acima, indicando a vermelho novos dados para os custos de produção na Europa.

Reescreve o texto acima, alterando-o o mínimo possível, considerando os novos dados.
https://picasaweb.google.com/lh/photo/QI14CyxDdJv2FrGltJIWkU86sEXeZQWdKMNfh534JZs?feat=directlink

Sem comentários: