Calculando as tcv e tcp a partir das séries a preços correntes e a preços do ano anterior

Já se viu que só por si, as séries do PIB a preços correntes não permitem determinar as taxas de crescimento em volume nem dos preços, porque o seu valor combina ambas as variações. Este problema pode ser resolvido com as séries a preços constantes. Porém, com o tempo, os preços no ano base deixam de ser representativos, porque vão sendo produzidos bens anteriormente inexistentes, cuja valorização é problemática.

Uma solução prática, consiste em calcular o PIB a preços do anterior, o que equivale à mudança de ano base em cada ano.

Então poderá calcular-se o Índice de Preços implícitos no PIB dividindo a série a preços correntes pela série a preços do ano anterior. Multiplica-se por 100 para obter um valor de interpretação mais comum.
Neste caso, para calcular a tcp t/t-1 basta subtrair 100 ao Índice de Preços.

Note que as duas séries do PIB combinadas, oferecem a quantidade do PIB de dois anos sucessivos, t e t-1, calculada a preços do ano t-1. Portanto, basta combinar o PIB do ano t, a preços do ano anterior (t-1), com o PIB do ano t-1, calculado a preços correntes (t-1). Como ambos os valores estão calculados a preços do ano t-1, mas a quantidade varia de t-1 para t, o resultado será a tcv t/t-1.

A tabela abaixo sintetiza o que se escreveu acima.

A título de exemplo, a partir do PORDATA, recolheu-se a série do PIB a preços correntes e a série do PIB a preços do ano anterior. Para o período 1996-2014 calcularam-se o IP, a tcp e tcp.

Na representação gráfica das série do PIB, quando os preços subiram (tcp>0) a série a preços correntes surge acima da série a preços do ano anterior.

A representação gráfica das tcv e das tcp permite observar rapidamente em que momentos o PIB cresceu (caiu) mais (menos), tal como quando os preços subiram (desceram) mais (menos).

1. Recolhendo os dados do PIB a preços correntes e a preços do ano anterior no PORDATA, constrói uma tabela semelhante à acima apresentada.
Ficheiro de ajuda

2. Representa graficamente o PIB a preços correntes e a preços do ano anterior.

3. Representa graficamente a tcv e a tcp.

4. Indica em que ano:
A – O PIB
- cresceu mais rapidamente
- cresceu mais lentamente
- caiu mais rapidamente
- caiu mais lentamente
B – os preços
- subiram mais rapidamente
- subiram mais lentamente
- desceram mais rapidamente
- desceram mais lentamente

Sem comentários: