I
O processo de integração económica tem como objectivo o desenvolvimento de mecanismos de cooperação de e de políticas comuns entre os diversos países que pertencem à área económica, de modo que esta vai funcionando progressivamente como se fosse um país único à medida que o nível de aprofundamento do processo se desenvolve. Bela Balassa distingue seis níveis neste processo.
1. Indica os seis níveis do processo de integração económica propostos por Bela Balassa.
2. Verifica que o grande objectivo do processo de integração económica na Europa foi a paz, e doutra forma não seria possível alcançar o desenvolvimento económico de que desfrutamos hoje. Copia os títulos associados a cada década da construção europeia.
3. Descreve em cerca de cinco linhas, a importância de um dos momentos mais significativos da história da Europa.
4. Justifica o insucesso relativo de outras experiências de integração quando comparadas com a europeia.
5.
- Encontramo-nos, ninguém ignora, num momento crucial da construção europeia. Por um lado, a União Europeia prepara-se para efectuar o seu maior alargamento de sempre. Por outro, prossegue o propósito de se aprofundar, chamando a si o exercício de competências até agora consideradas do domínio reservado e exclusivo das soberanias nacionais. Penso na política externa, na defesa e na justiça e assuntos internos.
Presidente da República, Jorge Sampaio, 28 de Junho de 2002
6. Discute em que medida o processo de integração económica significa "perda de soberania".
7.
- "Sempre que se procura uma justificação para a integração europeia, existe a tendência para se olhar para trás. Ressalta-se que a integração europeia baniu o fantasma da guerra do antigo continente. E, de facto, a integração europeia conseguiu que a Europa usufruísse do mais longo período de paz e prosperidade desde há muitos séculos.
Mas esta perspetiva, apesar de correta no seu todo, também é incompleta. Existem tantas razões para se lutar por uma "união estreita" na Europa hoje como havia em 1945 e estas são todas orientadas para o futuro."
Jean-Claude Trichet foi Presidente do Banco Central Europeu (2003-2011)
b) Discute se esta "união (mais) estreita" na Europa significa, ou não, perda de soberania para os Estados-Membros.
8. O Gráfico abaixo ilustra uma consequência da integração económica na vida dos jovens da União.
Número de anos de escolaridade que uma criança na idade de entrar para a escola pode esperar receber se os padrões vigentes de taxas específicas por idade de inscrição persistirem ao longo da vida da criança, UNESCO (2011).
Número de anos de escolaridade que uma criança na idade de entrar para a escola pode esperar receber se os padrões vigentes de taxas específicas por idade de inscrição persistirem ao longo da vida da criança, UNESCO (2011).
As políticas comuns na educação levaram a que na generalidade dos países da UE, de uma criança que entre hoje para escola se espere que ela conclua 16 anos de escolaridade (12º ano + 4).
Comente a necessidade de uniformização da escolaridade, e suas implicações, tendo em vista a liberdade de circulação do trabalho.
II
Tarefa final do Módulo 6: Fazer uma apresentação com 20 slides no Google Drive, comentanto a apresentação (10) e as estatísticas (10) que se encontram nesta tarefa.
Sem comentários:
Enviar um comentário