Teste Modelo de Economia

Não precisas de copiar o enunciado, mas tens que indicar o número de cada questão no teu post... Após a publicação do teste, deves enviar uma cópia do mesmo para o e-mail do professor.


Grupo I
Considera a lista de conceitos, a) a o) e a lista de definições de 1. a 15.. Estabelece a correspondência entre os conceitos e as respectivas definições.

a) Micro-sujeito
b) Macro-sujeito ou Agente Económico
c) Consumo
d) Produção
e) Distribuição
f) Acumulação
g) Repartição
h) Economia fechada
i) Economia aberta
j) Fluxo monetário
k) Fluxo real
l) Inflação
m) Troca indirecta
n) Troca directa
o) Mão Invisível
p) Eficiência na afectação de recursos

1. Combinação dos factores produtivos que transforma as matérias-primas em produtos acabados.
2. A riqueza criada durante o processo produtivo será distribuída entre os intervenientes no mesmo.
3. Fluxo expresso em moeda.
4. Fluxo expresso numa unidade qualquer, mas não em moeda.
5. Utilização dos bens na satisfação das necessidades.
6. Sujeito da actividade económica considerado individualmente.
7. Conjunto de sujeitos da actividade económica que desempenham a mesma função.
8. Envolve as actividades de comércio e de transporte da produção para os locais onde será objecto de consumo.
9. Uma economia que não mantém relações económicas com o exterior.
10. Uma economia que mantém relações económicas com o exterior.
11. Subida generalizada e sustentada dos preços.
12. Troca de mercadoria por dinheiro, adquirindo com este a nova mercadoria: M1 – D – M2.
13. Troca de uma mercadoria por outra, sem intervenção do dinheiro: M1 – M2.
14. Doutrina que defende que o livre funcionamento do mecanismo dos preços, em concorrência perfeita, conduz as economias à afectação mais eficiente dos recursos.
15. Quando já não é possível aumentar o bem-estar económico de alguém sem prejudicar outra pessoa.
16. Se o nível de investimento for superior à degradação do stock de capital, isso contribui para o aumento deste.

Grupo II
O texto abaixo apresenta três parágrafos que se referem a um dos temas estudados.


1. Atribui um título ao conjunto dos três parágrafos.
2. Formula a pergunta a que o parágrafo 1. responde.
3. Formula a pergunta a que o parágrafo 2. responde.
4. Formula a pergunta a que o parágrafo 3. responde.

Grupo III
A moeda – incluindo numerário e depósitos à ordem – é o meio de troca aceite universalmente. É usado para pagar tudo desde pão a vestidos de pele.
1. Identifica a função da moeda implícita no texto.
2. Explica uma outra das funções da moeda.
3. Distingue moeda de papel de papel-moeda.

Grupo IV
“Só o Estado pode produzir bens não comercializáveis”.
1. Distingue bens comercializáveis de bens não comercializáveis.
2. Justifica a afirmação acima.

Grupo V
Embora em graus muito variáveis, nenhum Estado confia a sua economia à “Mão Invisível”.
1. Indica três razões que justifiquem a intervenção do Estado na economia.
2. Explica uma dessas razões.

Sem comentários: