![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjWhdaqQ82KppNOfVg1eeJyok3rU_Ww90T_xRyA_JDjhS6alXuGDd0xTe3AXBT3PIoj1kClmRioYjGDg_oV8VFmdxlIqkzvnUZarP2-gSJXqFCnzdLtMVwY34T_RIffA6cqpBJqNPDlzIw/s320/curva-da-oferta.jpg)
Apresentação
Admite-se na função oferta que o volume da oferta varia em função do preço do respectivo bem, dos preços de todos os outros produtos, do preço dos factores de produção, da tecnologia e dos objectivos/estratégias dos produtores.
Supondo constantes todas as variáveis à excepção do volume da oferta do bem n e do respectivo preço, chega-se então à curva da oferta.
Texto Teoria elementar da oferta
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgRL4TZ5bYdZO8tYBXi1KQiOST2R_-VvpKJzslYi1K-fybUcNq1KBTep7_iA4x85Ln2U0LuWDCctygEVxrwdf2y6YFr2EXt3Op_ItQWmfJ-7sMIeqJNK_6UQ2aOlCrOlxXyjgq8dKs5vcc/s400/lipsey109.gif)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjj9gGIeJ7TgTfBva6SSLtJIRN4F1eQO8HAFSQy74q77mcfqn7Tz76YVibZIrYTrjXpSN7UC0_ZGCxYuo5SzZZHzkVmeBy2O3GPmZOS-SRH5F7Zpetd5I5YwuWxkepY463_UFz8Fl53B8Y/s400/lipsey110.gif)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiZfQgnFOVXYhJnKOXRxTGo76dcGuN93JY3Dtqe84z-7MFOD-bYrATVaeQnqZ4bpNuofMIhOiNuXc83HVQ3kWoIO_kz7svZ0qICC5jpr09mY1acA0d5OzwgrA4eS-pl_j0k1XmjrhzcvGs/s400/lipsey111.gif)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh_lnUO2PdJITcKxJ9RUxnlfSyXfJX7dt7JmX-O1tjtWirbAJ0wPiTeyuyPT_0t4ChPgg7-wsYxZsuAA9D1eMq_0FGhdAw9wn-F995nABPpPyYs2y2rygq4Tl3Z4PKi6Xvh9tVvUdo7ojQ/s400/lipsey112.gif)
1. Distingue volume da oferta de quantidade realmente vendida.
2. Refere que a oferta varia com os objectivos das empresas, ou estratégias dos produtores.
3. Explica por que razão a oferta de um produto depende do seu preço.
4. Explica o efeito do aumento do preço dos outros produtos sobre o volume da oferta do produto N.
5. Verifica que o aumento do custo dos factores produtivos (trabalho e capital) torna mais caros os produtos nos sectores de actividade que utilizam mais intensivamente o factor produtivo que sofreu o agravamento.
Refere-te ao efeito do aumento do preço do petróleo sobre os diversos sectores da actividade económica.
6. Explicita o impacto do progresso tecnológico sobre o volume da oferta, referindo o seu efeito sobre os custos de produção.
7. Indica as variáveis de que depende o volume da oferta, explicitadas por Lipsey na função da oferta.
8. Explica como se chega à curva da oferta a partir da função oferta.
9. Interpreta a inclinação ascendente da curva da oferta, referindo o incentivo proporcionado pelos lucros.
10. Recorrendo às figuras 8.1 e 8.2 distingue variação da oferta de aumento da oferta.
11. Indica três factores que poderão ter estado na origem do aumento da oferta ilustrado na figura 8.2.
II
Aplica a teoria da oferta ao bem X, construindo uma apresentação com os seguintes 6 slides:• Indicar as determinantes da oferta – o custo dos factores de produção, a tecnologia e os preços dos outros bens (slide 1)
• Representar graficamente a curva da oferta, justificar a sua inclinação enunciar a lei da oferta (slide 2)
• Relacionar as deslocações ao longo da curva da oferta com a variação do preço do bem, representando-a graficamente (slide 3)
• Relacionar as deslocações da curva da oferta com as alterações nas suas determinantes (slides 4 e 5)
• Diferenciar oferta individual de oferta agregada (slide 6)
Aplicação da teoria da oferta aos morangos
Sem comentários:
Enviar um comentário